ANS suspende temporariamente mais de 70 coberturas médicas

Visando maior qualidade de serviços, o Índice de Monitoramento da Garantia de Atendimento impede a comercialização de planos de grandes seguradoras, como Amil e Unimed

ANS suspende mais de 70 coberturas médicas e 8 operadoras. A proibição da oferta de planos de saúde passa a ser válida a partir do dia 30/06/2022
Segundo a ANS, a proibição da oferta de planos de saúde passa a ser válida a partir do dia 30/06/2022

Introdução


A alta de reclamações por parte dos beneficiários fez com que a ANS (Agência Nacional de Saúde) suspendesse mais de 70 planos e 8 operadoras por conta do aumento do número de queixas registradas no 1º trimestre de 2022.


Seguindo a medida adotada, 1.453.044 beneficiários ficam protegidos e permanecem em seus convênios acompanhando as melhorias, visto que os planos elencados só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes caso as operadoras revisem seus serviços e apresentem avanços na tratativa dos assegurados.


Com proibição de comercialização válida a partir do dia 30/06/2022, confira abaixo as páginas oficiais dos planos médicos citados pela instituição.


Operadoras Suspensas


Conforme citado, 8 operadoras de saúde estão com planos temporariamente suspensos, sendo elas:

  • Saúde Brasil Assistência Médica LTDA.

  • Biovida Saúde LTDA.

  • Santo André Planos de Assistência Médica Ltda.

  • ESMALE Assistência Internacional de Saúde Ltda.

  • Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro.

  • Amil Assistência Médica Internacional S.A.

  • Unimed Norte/Nordeste – Federação Interfederativa das Sociedades Cooperativas de Trabalho Médico.

  • Unimed Vertente do Caparaó – Cooperativa de trabalho médico LTDA.


Como funciona o índice da ANS

O Monitoramento da Garantia de Atendimento se refere ao acompanhamento da utilização dos planos médicos contratados, realizado com base nas reclamações recebidas e descumprimento de prazos para realização de consultas, exames, cirurgias e possíveis recusas de procedimentos assistenciais.


Com informações sendo processadas periodicamente, os resultados das análises são divulgados trimestralmente, em faixas de monitoramento, permitindo uma análise comparativa entre as seguradoras disponíveis no mercado.


Liberação dos serviços


Ao passo que as pesquisas de monitoramento são realizadas trimestralmente, assim que as operadoras deixam de apresentar riscos à assistência à saúde, seus serviços são liberados, podendo retomar a comercialização.


Como realizar uma queixa


O NIP (Notificação de Intermediação Preliminar) é a ferramenta de mediação oficial da Agência Nacional de Saúde, com o objetivo de resolver conflitos entre os beneficiários e as operadoras de planos de saúde sem que haja necessidade da intervenção judiciária.


Considerando a gravidade dos acontecimentos, através das NIPs as seguradoras podem ser multadas e compelidas a executarem procedimentos negados, por exemplo.


Para registrar uma queixa, o consumidor pode entrar em contato com a ANS pelos seguintes canais de atendimento:


Solicite sua portabilidade/ migração com a Trade


Tem buscando melhorias na utilização da sua cobertura médica? Aqui na Trade cotamos seu plano de saúde com diversas operadoras levando em consideração o seu objetivo.


Portanto, se você gostaria de saber mais sobre as solicitações de portabilidade, migrações e envio das declarações de permanência para reduções de carências e utilização imediata do seu seguro-saúde recém-adquirido, confira este artigo.


Confira mais alternativas de saúde com o Bradesco Saúde

Até a próxima!