ANS determina fim de limites para sessões e consultas em 4 especialidades médicas

Novas orientações são válidas para psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, com vigência integral a partir de agosto/2022


Em decisão tomada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde (ANS) na segunda-feira (11/07/2022), fora determinado que, a partir do dia 1º de agosto de 2022, todos os beneficiários de planos de saúde terão acesso a consultas ilimitadas com psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.


A resolução marca pontos para o bem-estar integral e democratização da saúde, possibilitando que todos os usuários de coberturas médicas realizem consultas nas especializações elencadas sem diagnósticos prévios, apenas com indicação médica.


Isso porque, até então, as consultas com os profissionais eram baseadas de acordo com as doenças e condições dos pacientes, como por exemplo, esquizofrenia, síndrome de Down, paralisia cerebral e outras, seguindo um limitador de sessões definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Com divulgação feita através da assessoria de imprensa da ANS, a nova resolução começa a valer a partir do mês 08, excluindo as diretrizes antigas de utilização e considerando apenas a prescrição do médico do paciente.


Desde o início de julho a instituição vem tomando medidas perante os procedimentos para esses tipos de acompanhamentos, tendo no dia primeiro de julho (01/07), tornado obrigatório a cobertura para tratamento de Transtornos Globais de Desenvolvimento, como síndrome de Asperger, Rett, e outros.


Continue informado nos principais conteúdos de saúde com a Trade. Visite nosso blog e acompanhe os demais artigos publicados.


Até a próxima.